Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Economia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Falar de Dinheiro NotíciasFalar de Dinheiro Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Economia
  • Sobre Nós
Falar de Dinheiro NotíciasFalar de Dinheiro Notícias
  • Notícias
  • Economia
  • Mundo
Início » Investimento ‘imune’ a perdas? Analista recomenda 4 títulos para buscar retorno real de até 7% ao ano
Economia

Investimento ‘imune’ a perdas? Analista recomenda 4 títulos para buscar retorno real de até 7% ao ano

Vera DorthBy Vera Dorth13 de junho de 20244 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Maio foi um mês “perdido” para muitos investidores. No período, o Ibovespa caiu 3%, as expectativas da inflação (IPCA) foram revisadas para cima e o real teve o pior desempenho frente ao dólar dentre as moedas da América Latina.

Diante disso, as carteiras de muitos investidores encerraram o mês no negativo. Para junho, o cenário continua difícil: a bolsa segue em baixa e as incertezas com relação à economia interna ainda estão elevadas.

Contudo, para a analista da Empiricus Research Lais Costa, o investidor tem neste momento a oportunidade de investir numa classe de ativos em que é “bem difícil de perder dinheiro.”

Esses títulos ‘ganham’ com a incerteza fiscal
Em maio, um dos temas que dominou os mercados foi a questão fiscal brasileira. A necessidade de aumentar a arrecadação do governo gerou muito ruído.

Segundo Lais Costa, a equipe do Ministério da Fazenda tem encontrado resistência política para aumentar a arrecadação e cortar as despesas.

Na primeira semana de junho, o presidente Lula barrou a cobrança de imposto de herança (ITCMD) sobre aplicação de previdência. Já nas despesas, a previsão é de um aumento de aproximadamente R$ 13 bilhões nos gastos com previdência.

Diante desse cenário, as expectativas com relação à inflação e à Selic voltaram a subir. No Boletim Focus desta segunda-feira (10), a projeção do IPCA passou de 3,88% para 3,90% em 2024 e da taxa básica de juros continua em 10,25%.

Na última quinta-feira (06), o presidente do Banco Central, Campos Neto, disse que, em um questionário do Copom, 80% das respostas indicam piora no cenário fiscal. E que, além disso, a expectativa de aumento da trajetória da dívida tem gerado prêmio de risco na curva de juros.

Ou seja, a dificuldade do governo em definir uma meta fiscal está levando os mercados a projetarem um aumento dos gastos públicos e consequentemente uma dívida maior. Com isso, a expectativa é de juros mais altos no futuro.

Embora esse contexto seja negativo para os ativos de risco, Lais aponta que ele abre oportunidade para o investidor buscar retornos com esta outra classe de ativos.

Isso porque existe uma categoria de títulos de renda fixa que se beneficia da incerteza fiscal.
Trata-se dos títulos indexados à inflação (IPCA+), que oferecem uma taxa pré-fixada, corrigida pelo IPCA.

Em geral, quando a curva de juros futuros sobe, seja por conta da incerteza fiscal ou por qualquer outro motivo, os novos títulos emitidos nessa categoria tendem a pagar prêmios maiores.

Numa das newsletters da Empiricus, Lais apontou que, neste momento, o investidor pode garantir retornos de IPCA + 6,19% investindo no Tesouro IPCA +2035, com juros semestrais.

De acordo com a analista, “a menos que tenhamos um cenário de dominância fiscal, é bem difícil perder dinheiro investindo a essas taxas reais.”

Ou seja, enquanto o cenário de incerteza fiscal se mantiver no Brasil, o investidor pode ter a oportunidade de “travar” uma determinada rentabilidade sem que o poder de compra seja corroído pela inflação.

Contudo, é possível buscar rentabilidades maiores que nos títulos públicos, isentas de Imposto de Renda investindo em uma classe “premium” da renda fixa.

Além dos títulos do Tesouro, o investidor pode encontrar outros ativos que se beneficiam desse cenário de incerteza.

Quem topa um risco um pouco maior que o da renda fixa tradicional tem a oportunidade de capturar retornos de até IPCA + 7% ao ano, isentos de IR.

Embora a taxa do título considerado “premium” esteja bem próxima à do Tesouro IPCA+, esse ativo conta com a grande vantagem da isenção de Imposto de Renda. Isso pode fazer grande diferença na rentabilidade ao fim do investimento.

Ou seja, com esses títulos “premium”, é possível “travar” um retorno real de 7% ao ano com isenção de IR.

Contudo, assim como as oportunidades surgem, elas podem acabar. Uma melhora no ambiente fiscal, por exemplo, pode fazer com que a curva de juros futuros volte a cair. Por isso, o ideal é investir nesses ativos o quanto antes.

Nesse sentido, a Empiricus Research, empresa do Grupo BTG, está disponibilizando como cortesia o acesso gratuito à carteira com os 4 títulos da renda fixa “premium”.

Para acessar é muito simples, basta clicar neste link e seguir as instruções. Além disso, uma vez que você fizer esse passo a passo, poderá receber mensalmente as atualizações dessa carteira, sem nenhum custo.

Post Views: 21
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleInvestimentos em combustíveis: a nova fronteira revelada
Next Article Fundos de investimento têm primeiro mês de captação negativa do ano
Vera Dorth
Vera Dorth
  • Website

Saiba mais

Juros Altos e Inflação Desafiam a Economia Brasileira: O Impacto da Alta na Vida do Consumidor

13 de maio de 2025

Por que o impacto da economia nas eleições pode estar perdendo força, segundo Haddad

10 de abril de 2025

Alckmin e a Inflação em 2025: Uma Proposta Polêmica para o Banco Central

26 de março de 2025

Desafios da Economia Brasileira: Risco de Cair para o 11º Lugar no Ranking Global de PIB em 2024

11 de março de 2025
Leave A Reply Cancel Reply

SOBRE

Bem-vindo ao ‘Falar de Dinheiro’, o seu guia completo para entender e otimizar suas finanças pessoais e investimentos. No nosso blog, trazemos análises detalhadas, dicas práticas e as últimas novidades sobre o mundo financeiro, ajudando você a tomar decisões informadas e estratégicas. Seja para gerenciar seu orçamento, investir com inteligência ou compreender as tendências econômicas, estamos aqui para oferecer insights valiosos e atualizados. Acompanhe o ‘Falar de Dinheiro’ e fique no controle das suas finanças com conhecimento e confiança.

Escolha do editor

“Bichos Vermelhos”: como a literatura infantil pode transformar a consciência ambiental das novas gerações

20 de janeiro de 2025

Qual é o verdadeiro impacto ambiental da fermentação natural e industrial? Descubra!

12 de julho de 2024

Instrução de tiro: conheça as melhores razões para você fazer aulas hoje mesmo

11 de abril de 2022
Populares

Você sabe como é produzido o etanol? Saiba mais sobre esse combustível renovável

16 de maio de 2025

O Desafio da Digitalização no Agronegócio Brasileiro: Investimentos em Tecnologia e Inovação Estagnam

13 de maio de 2025

Juros Altos e Inflação Desafiam a Economia Brasileira: O Impacto da Alta na Vida do Consumidor

13 de maio de 2025
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Economia
  • Sobre Nós
Falar de Dinheiro - [email protected] - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.