Os gatilhos emocionais são pequenos “gatilhos psicológicos” que desencadeiam emoções e comportamentos do nosso subconsciente em determinadas situações cotidianas. Muitas vezes estão relacionados a traumas e experiências passadas porque nos fazem reviver certos sentimentos e tomar certas ações diante de estímulos. Desse modo, é como se uma situação tivesse a capacidade de criar uma descarga emocional repentina em você, levando a um comportamento impulsivo e impulsivo por capricho.
Os gatilhos emocionais são frequentemente associados a situações negativas e perturbadoras vivenciadas anteriormente e quase sempre nos levam a padrões irracionais de comportamento. Por exemplo, algumas pessoas experimentam esse fenômeno quando cheiram certos cheiros, ouvem sons ou veem imagens.
Nesse sentido, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica que um gatilho financeiro é um gatilho emocional que faz com que você tome decisões precipitadas sobre suas finanças. Marcio Alaor de Araujo diz que gostamos de pensar que somos racionais na hora de usar nosso dinheiro, mas a verdade é que quase sempre somos influenciados por fatores psicológicos além da nossa compreensão.
Existem vários gatilhos emocionais que podem ameaçar seu bolso e potencialmente prejudicar seus objetivos, como o gatilho do medo, gatilho de escassez, da tristeza, da ganância, do imediatismo e da euforia.
Enquanto a teoria econômica clássica trata os indivíduos como pessoas perfeitamente racionais, a disciplina dedicada a esse fenômeno chamado “economia comportamental”,
estuda como as emoções afetam as escolhas financeiras e os movimentos gerais do mercado.
O empresário Marcio Alaor de Araujo aponta os perigos dos gatilhos emocionais nas finanças: emoções e dinheiro não se misturam, embora seja quase impossível evitá-lo. Muitas vezes, as decisões motivadas pela emoção falham porque ignoram todos os seus planos financeiros. Ademais, pode-se dizer que não faltam situações que desencadeiam sentimentos perigosos sobre o bolso, como ansiedade, tristeza e excitação. Nesse caso, você gasta mais do que deveria ou investe sem conhecimento suficiente para buscar alívio imediato ou satisfazer um desejo. Por isso, os gatilhos emocionais são um dos principais motivos de endividamento e precisam ser levados ao conhecimento de todos os consumidores conscientes.
Como se proteger de gatilhos emocionais?
Felizmente, existem alguns passos que você pode tomar para se proteger de gatilhos emocionais e cuidar bem do seu dinheiro. Confira algumas dicas:
- controle seu orçamento
- concentre-se em seus objetivos
- Adie sua decisão de compra
- controle suas emoções