Na hora de investir na compra da sua casa própria, são vários os fatores a serem considerados. De acordo com o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, entre os principais pontos a serem pensados estão a localização, tamanho, preço e, algo de extrema importância: a segurança.
Apesar de passar despercebido para muitas pessoas, a segurança deve ser um dos pontos mais relevantes na hora de pensar sobre a aquisição de um imóvel. Afinal, esse é um fator determinante para a valorização de um imóvel. Está interessado e quer saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe a leitura desse artigo até o final e fique por dentro de tudo o que você deve saber sobre como a segurança de uma região influencia na valorização dos imóveis.
Importância da segurança na valorização de imóveis
A sensação de segurança é algo que todos desejam em seu lar, destaca o engenheiro Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho. Quando um potencial comprador visita uma casa ou apartamento, a primeira impressão que ele tem da segurança do local pode afetar diretamente sua percepção de valor.
Uma vizinhança com baixos índices de criminalidade, iluminação adequada e medidas de segurança visíveis, como câmeras e portarias, tende a valorizar um imóvel aos olhos do comprador. Isso acontece pois cada um desses elementos é responsável por tornar a vizinhança mais segura, afastando os criminosos.
Investimentos em segurança na valorização de imóveis
Para os proprietários, investir em medidas de segurança em suas propriedades pode não apenas aumentar o valor imediato do imóvel, mas também garantir uma valorização a longo prazo. Sendo assim, conforme Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, instalar sistemas de alarme, câmeras de vigilância e reforçar a segurança física da casa ou prédio protege os moradores e faz com que a propriedade seja mais atrativa para futuros compradores.
Impacto nos preços de revenda
Além de influenciar a primeira impressão do comprador, a segurança também pode ter um impacto direto nos preços de revenda. Imóveis localizados em áreas consideradas seguras geralmente mantêm seu valor ao longo do tempo e até mesmo experimentam um aumento gradual. Por outro lado, propriedades em regiões com altos índices de criminalidade ou problemas de segurança podem enfrentar desvalorização.
Dessa maneira, de acordo com Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, mesmo que você não pense em revender o imóvel de maneira imediata, é preciso considerar que esse dia pode chegar e, assim, estar ciente de que os imóveis em regiões mais vulneráveis às violências das ruas acabam tendo seu valor reduzido em comparação à imóveis semelhantes localizados em regiões mais seguras.
Busque por imóveis em regiões seguras para evitar complicações
Em conclusão, a segurança é um fator importante na valorização de imóveis. Conforme o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, desde a percepção inicial do comprador até o impacto nos preços de revenda e investimentos a longo prazo, um ambiente seguro é um ativo valioso para qualquer propriedade. Portanto, ao considerar a compra ou venda de um imóvel, lembre-se sempre de avaliar não apenas sua localização e estrutura, mas também os aspectos de segurança que podem influenciar seu valor no mercado imobiliário.