Segundo o expert Oscar Rollemberg, o ramo financeiro é caracterizado por diversas tendências que auxiliam no desenvolvimento econômico de uma determinada nação ou de um bloco econômico. Dessa forma, vale a pena conhecer as principais tendências do ramo financeiro brasileiro, a fim de saber mais sobre a movimentação econômica do nosso país. Quer ficar por dentro dessas tendências? Continue com a leitura.
Avanços contemporâneos
A sociedade atual está vivenciando um grande avanço tecnológico, no qual diversos serviços estão deixando de ser manuais. Muitas empresas, e até mesmo casas, estão tendo suas atividades realizadas por inteligências artificiais ou máquinas que dispensam boa parte, senão toda, da intervenção humana. Esse avanço é chamado de automação.
Logo, conforme informa o entendedor do assunto Oscar Victor Rollemberg Hansen, as tendências do ramo financeiro são marcadas pelas operações automatizadas e pelo uso de inteligências artificiais. Desse modo, é possível notar que a chegada dessas tecnologias nesse setor possibilitou uma movimentação econômica mais eficaz e veloz nas nações.
Principais tendências do ramo financeiro
Assim, vista a implementação da automatização nas operações financeiras, pode-se considerar que as principais tendências desse setor são:
Big Data
O Big Data é uma tecnologia que consiste na coleta, armazenagem e organização de dados para a realização da análise e interpretação das informações coletadas. No setor financeiro ele pode ser utilizado para efetuar o controle e direcionamento dos custos, evitando desvios, e aumentando a segurança financeira.
Pix
Embora seja uma tecnologia recente, o Pix é uma das principais tendências financeiras brasileiras. Como explica o administrador Oscar Rollemberg, essa tecnologia foi criada em fevereiro de 2020 pelo BACEN (Banco Central), após o cenário pandêmico do Covid 19 limitar as transações financeiras convencionais.
O Pix é responsável por permitir a transferência de dinheiro entre contas bancárias (sem o pagamento de taxas) e o pagamento de contas por códigos ou QR code de forma mais rápida. Suas transações são gratuitas e ilimitadas, sendo efetuadas em um período de dez segundos, fazendo com que esse seja o método de pagamento brasileiro instantâneo.
Open finance
Por fim, como alude o homem de negócios Oscar Victor Rollemberg, o Open Finance (Banco Aberto), é uma das tecnologias que mais atendem os indivíduos que possuem contas bancárias em diferentes instituições financeiras, buscando facilitar a transparência dos dados e a realização de pagamentos.
Essa tecnologia permite que as informações de um mesmo cliente sejam compartilhadas entre diferentes instituições financeiras. Desse modo, é possível que um indivíduo realize uma transação financeira, como a transferência, utilizando os saldos de diferentes contas bancárias em uma só operação.
Interessante como os avanços tecnológicos auxiliam na evolução do ramo financeiro, não é mesmo?