Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Economia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Falar de Dinheiro NotíciasFalar de Dinheiro Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Economia
  • Sobre Nós
Falar de Dinheiro NotíciasFalar de Dinheiro Notícias
  • Notícias
  • Economia
  • Mundo
Início » Cenário econômico é favorável para investimento em tecnologia no Brasil
Tecnologia

Cenário econômico é favorável para investimento em tecnologia no Brasil

Vera DorthBy Vera Dorth13 de junho de 20244 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A consultoria suíça de soluções em nuvem SoftwareOne reuniu parceiros e a imprensa na manhã desta terça-feira (11) para falar sobre o impacto da tecnologia nos negócios das empresas. Como não podia deixar de ser, a inteligência artificial roubou a cena no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), mostrando que velocidade, destreza e estratégia não são características inerentes apenas ao automobilismo.

“O exemplo do piloto Ayrton Senna, mesmo após 30 anos, remete a tudo o que fazemos no dia a dia dos nossos clientes”, garante Otávio Argenton, country leader da SoftwareOne no Brasil. Com mais de oito milhões de usuários e 3,5 mil cloud experts em 150 mercados, a companhia pretende voar além da nuvem. “Queremos ser uma empresa de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning) até 2026”, planeja o COO Eronides Júnior.

Microsoft, Google Cloud, Adobe, IBM, Pars, Quest, Veeam, Distec, Ingram, Suse e o serviço de computação em nuvem AWS, da Amazon, estão entre os parceiros da SoftwareOne atualmente. Durante o ‘SoftwareOne Experience’, representantes dessas marcas e participantes do encontro puderam percorrer a pista de Interlagos a bordo de modelos de corrida Mercedes-Benz AMG GT4.

Sonia Caso, presidente da SoftwareOne para a América Latina, garante a relevância do Brasil para o crescimento da empresa. “É o motor da América Latina, com investimentos, aquisições e cada vez mais tecnologias puxadas por inteligência artificial”, confirma.

A busca por dados se transformou em uma verdadeira caça ao tesouro, inclusive na publicidade. Mas antes de se investir em inteligência artificial, por exemplo, é preciso organizar a infraestrutura em nuvem. Um dos benefícios é a escalabilidade do negócio, que ganha mais musculatura para promover crescimento de forma sustentável.

“Não adianta captar uma massa gigantesca de dados se a empresa é incapaz de convertê-los em decisões”, adverte Argenton. O alerta não é novo, porém permanece latente. “Precisa entender primeiro o que a tecnologia pode fazer pela empresa. Com a evolução da inteligência artificial, entramos na era do prompt e não mais do search”, insiste Argenton.

O economista Ricardo Amorim, que conduziu um dos painéis apresentados no evento, lembra que a oportunidade vem quando as pessoas menos esperam. “Utilizem a inteligência artificial. Os ensinamentos vão preparar o avanço do negócio”, recomenda.

Segundo o consultor, a transformação promovida pela tecnologia acompanha o momento favorável para investimentos na América Latina, que vem atraindo recursos antes direcionados à Rússia e China. “As guerras mudaram esse contexto. Investidores querem evitar o risco de ruptura”, explica. A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, alterando a geopolítica global, agravada pelo ataque do Hamas a Israel, em outubro do ano passado.

Nesse período, as moedas que mais se valorizaram foram as da América Latina, especialmente Brasil e México. Mais empregos com poder de compra em alta e menos inflação ancoram a conjuntura, embalada ainda pela melhora da competitividade do país. A reforma tributária, que neutraliza impostos em cascata, anima o mercado.

O Brasil ainda ostenta vantagem no mercado mundial de energia. Uma das riquezas mais promissoras do país, os biocombustíveis se destacam no processo de transição energética. Fontes de energia limpa, como o etanol, ganham importância ao lado da abertura do segmento livre de energia, que avança no mercado corporativo, podendo chegar ao consumidor final até 2028. “As pessoas poderão escolher o seu provedor de energia”, pontua Amorim.

Com as maiores economias globais enfraquecidas, o cenário estrangeiro empurra o crescimento do mercado nacional. “O Brasil, porém, está ganhando por W.O.”, compara Amorim, referindo-se à expressão comumente utilizada no esporte, que vem do inglês walkover e define vitórias contra oponentes impedidos de participar das disputas. “Os ventos favoráveis dependem também do rumo que o governo escolherá para o país daqui para frente”, pondera Amorim.

Para o especialista, o desafio é sustentar a confiança no país a fim de manter o otimismo. O humor político-econômico impacta também o mercado publicitário. De acordo com dados do Cenp-Meios, a compra de mídia atingiu R$ 4,5 bilhões no primeiro trimestre de 2024, alta de 23,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O impulso foi determinado pelo meio out-of-home (OOH), com 2,85% de aumento, seguido pela internet (2,39%). Já a televisão encolheu 3,89%.

Embora positivos, os indícios deixam um aviso para o mercado de agências. Clientes como a SoftwareOne necessitam de conhecimentos específicos sobre o mercado B2B, “algo que falta no setor”, aponta Renata Mello, diretora de marketing da SoftwareOne no Brasil.

Post Views: 38
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleMundo sob tensão leva cotação do ouro a disparar, como um investimento seguro
Next Article O papel do impacto da enfermagem na prevenção de complicações em pacientes com doenças respiratórias pediátricas, com Nathalia Belletato
Vera Dorth
Vera Dorth
  • Website

Saiba mais

TIM aposta alto: investimento da TIM em 5G em São Paulo vai transformar conectividade no estado

10 de abril de 2025

Fábrica de IA da Nvidia em 2025: O Futuro Econômico Impulsionado pela Tecnologia

26 de março de 2025

As Empresas de Tecnologia Mais Valiosas do Mundo em 2024

11 de março de 2025

A Interconexão entre Dinheiro e Tecnologia: Como Inovações Transformam Nossas Finanças

20 de fevereiro de 2025
Leave A Reply Cancel Reply

SOBRE

Bem-vindo ao ‘Falar de Dinheiro’, o seu guia completo para entender e otimizar suas finanças pessoais e investimentos. No nosso blog, trazemos análises detalhadas, dicas práticas e as últimas novidades sobre o mundo financeiro, ajudando você a tomar decisões informadas e estratégicas. Seja para gerenciar seu orçamento, investir com inteligência ou compreender as tendências econômicas, estamos aqui para oferecer insights valiosos e atualizados. Acompanhe o ‘Falar de Dinheiro’ e fique no controle das suas finanças com conhecimento e confiança.

Escolha do editor

Aprenda os segredos para criar um inventário eficiente e maximize o valor do seu patrimônio!

12 de dezembro de 2024

Ações Recomendadas para Investimento em Agosto de 2024

5 de agosto de 2024

Monitoramento e investigação de casos de fraude matrimonial

30 de junho de 2023
Populares

A relação entre família e alimentação: veja como cultivar hábitos saudáveis juntos

7 de maio de 2025

Crescendo com poucos recursos: estratégias inovadoras de empreendedores que começaram do zero

28 de abril de 2025

Visto EB-2 NIW: Quando o Sonho da Imigração Esbarra na Realidade do Sistema Americano

24 de abril de 2025
  • Home
  • Notícias
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Economia
  • Sobre Nós
Falar de Dinheiro - [email protected] - tel.(11)91754-6532

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.