Você tem ideia de como funciona o processo de crescimento das hortaliças? O fundador e CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, explica que o crescimento das hortaliças pode ser acelerado com o uso de diferentes técnicas, todavia, pensando numa agricultura saudável o ideal é optar por produtos e técnicas naturais que englobam a agricultura orgânica, de forma a pensar no bem estar socioambiental. Pensando nisso, e tendo a adubação como principal ferramenta para este fim, fizemos esse artigo para que você compreenda algumas técnicas usadas para a melhora de crescimento nesse cultivo.
Caso você não saiba, no processo de adubação são usados diferentes produtos, dentre eles os fertilizantes naturais, que possuem em sua composição restos de vegetais e animais. Assim como a Nature BioTek que é um laboratório de produtos agrícolas atóxicos, preza por uma agricultura voltado para o meio ambiente e que vise diminuir os danos tóxicos causados pelos defensivos químicos, para o crescimento de hortaliças o ideal é que haja a inserção da agricultura alternativa.
Sabemos que o uso de adubos é o que enriquece o solo e propicia um maior crescimentos às plantas, auxiliando no desenvolvimento e na qualidade das hortaliças. Entretanto, como explica Leonardo Walter, os agricultores devem se atentar às quantidades utilizadas, uma vez que se utilizadas em excesso também podem agredir o solo, logo não podemos pensar que só por ser um produto orgânico pode ser usado sem assistência técnica e sem orientação.
O que pode acelerar o seu crescimento?
As principais fontes de nutrientes usados no processo de adubação são: nitrogenados e potássicos. Mas como citado anteriormente, é fundamental que o agricultor realize uma análise do solo, de forma a entender suas reais necessidades. O empresário Leonardo Walter entende que essa adubação deve ser feita de maneira inadequada, com o fito de não trazer efeitos contrários e não causar toxicidade.
O que muitos desconhecem é que o composto do adubo pode ser incorporado ao solo antes do plantio das sementes, logo é necessário que haja uma quantia relevante de adubos de modo a atender duas a três aplicações. Sendo assim, na visão do proprietário da Nature BioTek, é importante levar em consideração que certos tipos de hortaliças não é indicado acelerar o seu desenvolvimento, pois podem tombar e ficar suscetíveis ao ataque de pragas e outras doenças.
Entretanto, como a agricultura sustentável se inseriu no ramo agrícola em prol de exercer atividades mais sustentáveis e que visem uma melhora nos impactos trazidos pela agricultura moderna, a Nature BioTek chega ao mercado como um laboratório que visa atender essas necessidades. Caso não seja do seu conhecimento, Leonardo Walter acrescente que essa empresa busca controlar o uso indiscriminado de inseticidas sintéticos, de forma a gradativamente cessar o seu uso na agricultura.
Conjuntamente com o uso de fertilizantes naturais que auxiliam na nutrição do solo, propiciando um crescimento com excelência e qualidades às hortaliças, neste caso, os inseticidas naturais são produzidos para controlar o ataque de pragas no cultivo e não interferir negativamente no consumo desses alimentos pelos consumidores. Logo, como entende o empresário Leonardo Walter, a ideia é oferecer produtos alternativos aos sintéticos, mais econômicos e garantindo uma maior segurança alimentar à população.