Você já parou para pensar como surgiu o vegetarismo? Sendo vegano há 10 anos e contribuindo para a disseminação desse estilo de vida, o empresário Flavio Giusti explica que o vegetarianismo possui raízes históricas, tendo como propulsor o filósofo grego Pitágoras que influenciou essa filosofia alimentar até o século XIX. Sendo assim, se deseja compreender melhor a história do vegetarianismo que vem ganhando grande espaço na culinária brasileira, leia o artigo até o final!
Caso você não saiba, civilizações antigas possuíam uma alimentação baseada em plantas, podemos citar como exemplos as religiões do hinduísmo e budismo que são adeptos a essa filosofia. Alguns estudos revelam que algumas espécies ancestrais humanas, como os Neanderthals, poderiam ter uma alimentação à base de plantas. Tal fato se torna curioso, uma vez que na modernidade o vegetarismo é visto como um estilo de vida criado recentemente.
Se fizermos um passeio pela história do mundo, podemos dizer que o vegetarianismo não era algo incomum. Como pensa o amante de culinária, Flavio Giusti, na época renascentista, por exemplo, o artista Leonardo da Vinci já era adepto ao vegetarianismo, assim como, na Era Iluminista diversas personalidades adquiriam uma nutrição vegetariana. Todavia, não podemos deixar de ressaltar o preconceito que rodeia essa filosofia alimentar.
Vegetarianismo e a luta contra os preconceitos
Sabemos que quem faz a transmissão para o vegetarianismo é alvo de muitas críticas. O ex-MasterChef explica que antes do século XXI, essa filosofia era muito atrelado ao fator da desnutrição, todavia com os avanços científicos, estudos comprovaram que é possível manter uma dieta equilibrada e saudável seguindo os preceitos do vegetarianismo — que possui como base alimentar uma dieta sem produtos de origem animal.
Foi somente durante as décadas de 80 e 90, que o vegetarianismo passou a ser visto de forma mais positiva, sendo um assunto mais discutido por estar relacionado com a sustentabilidade. Conforme considera Flavio Giusti, diversos estudos epidemiológicos nutricionais mostram que há diversos benefícios incluídos em dietas a bases de plantas, vegetais, verduras e legumes e outros alimentos, que também auxiliam na redução de doenças crônicas e degenerativas.
Pensando na dificuldade das pessoas em optarem por esse estilo de vida, o criador do VegetariRango, utiliza dos seus conhecimentos culinários para disseminar receitas práticas e acessíveis, de modo a convencer seu público de que a dieta vegetariana é possível e saudável. A ideia do empresário é mostrar na prática que ingredientes comuns podem se transformar em receitas jamais pensadas, sem ser necessário utilizar alimentos de origem animal.
Sendo participante do 1° MasterChef do Brasil, o idealizador de cursos sobre culinária, Flavio Giusti, completa 30 anos sem comer carne e vem revolucionando esse estilo de vida, ao ser um grande influenciador na comunidade vegetariana. O amante de culinária, conta hoje com mais de 7 mil alunos em seus cursos, atendendo no âmbito internacional e auxiliando nesse processo de transição alimentar. Se deseja conhecer mais sobre o seu trabalho, siga ele no instagram (@vegetarirango) e não deixe de se inscrever no canal (Flavio Giusti).