Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher e por isso deve ser tratada com total importância e cuidados. Entretanto, algo que deve ser pensado é que antes do parto, existem várias etapas a serem percorridas para garantir a saúde de ambas as vidas. De todas elas, o pré-natal é imprescritível. Portanto, quanto mais agradável o processo, melhor será o parto.
Quer saber como chegar ao parto com saúde e pronta para conhecer o seu herdeiro? Leia o artigo até o fim!
Mas afinal, o que é o pré natal?
Assim como explica o Dr. Orcione Guimarães Júnior, o pré-natal nada mais é do que uma série de consultas com o médico obstetra para garantir a saúde e os cuidados necessários ao bebê, que ainda se encontra no ventre da mulher. Através de uma série de exames, receituários de vitaminas, as consultas de acompanhamento vão ser essenciais até para determinar a data de nascimento. Interessante, não é mesmo?
Uma das principais importâncias de priorizar o pré-natal é poder acompanhar de perto o desenvolvimento da criança. Isso vai além de saber o sexo, englobando informações sobre o peso, tamanho e até diagnósticos de algumas enfermidades. Portanto, não fazer o acompanhamento não é uma escolha, e sim uma obrigação.
Qual a importância do pré natal humanizado?
Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, muito se comenta sobre o parto humanizado, fato que também é muito importante. Porém, o antes também precisa ser feito com cuidado. Isso porque, além dos cuidados com o bebê, a saúde materna também precisa ser prioridade. É através do pré natal que a mulher é acompanhada, sabendo sobre o que deve ingerir, entendendo melhor sobre o seu corpo e sobre a maternidade.
Além disso, caso haja qualquer sinal de uma depressão, coisa comum, afinal, é um momento em que os hormônios estão à flor da pele, o médico poderá encaminhar a paciente para uma conversa com um psicólogo. Essa medida pode abaixar consideravelmente as possibilidades da mulher desenvolver uma depressão pós-parto, explica o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior.
Por que é tão importante escolher um ótimo médico obstetra?
Não é segredo para ninguém que relações interpessoais são o que move o mundo. Na hora de ter o seu bebê não é diferente. Para o Dr. Orcione Guimarães Júnior, uma das maiores dicas antes de escolher o médico que irá acompanhar o seu pré-natal, é a importância da construção de uma relação de confiança entre médico-paciente. Isso é importante porque é o obstetra que tomará as principais decisões, te aconselhando durante toda a gravidez.
O pré-natal humanizado é construído com base na confiança, atenção e conhecimento. O médico responsável vai precisar ser paciente não somente com a grávida, mas também com toda a família que está dando todo o suporte neste momento tão importante. Portanto, não deixe de pesquisar, e pensar muito bem quem irá te acompanhar nesta incrível jornada de amor e carinho.