O tipo de combustível e sua qualidade não fazem bem somente para seu veículo, como salienta Giovani Dadalt Crespani, fundador do Grupo CPN, empresa do segmento de venda de combustíveis e biocombustíveis. Mas, auxilia na redução de poluentes atmosféricos, e é uma prática sustentável. Quer saber porque esses tipos de combustíveis estão sendo mais consumidos atualmente? Então prossiga com a leitura.
Biocombustível
Primeiramente, é preciso entender o que é o biocombustível. Giovani Dadalt Crespani explica que o biocombustível é derivado de biomassa, portanto além de emitir uma taxa baixa de poluentes atmosféricos, ele possui fontes alternativas e renováveis. Por isso, ele pode substituir, de forma incompleta ou integral, os combustíveis derivados de petróleo.
A biomassa é uma matéria orgânica, logo, viva, considerada uma fonte renovável. À vista disso, o biocombustível é feito de produtos agrícolas ou vegetais como:
- milho;
- mamona;
- cana-de-açúcar;
- canola;
- soja.
Para o empresário Giovani Dadalt Crespani, as vantagens apresentadas por essa fonte de energia alternativa são referentes a sua matéria-prima que é renovável, significando que ela não é finita como os fósseis. Além do mais, os biocombustíveis emitem menos gases poluentes ao gerarem energia, e o custo de sua produção é consideravelmente menor, se comparado aos custos da produção dos combustíveis derivados do petróleo.
Biodiesel
Já o biodiesel é um tipo de biocombustível que é composto por óleos vegetais e gordura animal. Sua fabricação é realizada através de um processo chamado transesterificação. Após o procedimento, os triglicerídeos, presentes na gordura animal e nos óleos vegetais, reagem com um álcool, gerando o éster e a glicerina. A glicerina, como aponta o sócio da CPN Energy, é utilizada como biodiesel após sua purificação, e é aconselhada para motores de ignição por compressão.
A transesterificação é um processo, de uma etapa, que gera reações para a obtenção de um éster a partir de outro éster. O processo se realiza de maneira rápida com a utilização de um catalisador, um ácido ou básico, e álcool (usado como solvente que propicia a formação de um novo éster). Esse procedimento transforma, a partir das reações, o óleo ou gordura em um álcool sustentável.
Como ressaltado pelo célebre Giovani Dadalt Crespani, o biodiesel se diferencia do diesel. Enquanto um é combustível renovável e menos poluente, o diesel provém do petróleo e tem altas taxas de emissão de carbono. O biodiesel é utilizado em veículos com motores pesados como ônibus e caminhões, visto que a combustão deles é maior.