Para o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, atirador dispositivo e esportivo há dez anos, o esporte de tiro ainda sofre muitos preconceitos. No entanto, o fato é que trata-se de uma prática super interessante e perfeita para quem quer ter um novo hobbie. Logo, com muito cuidado e respeito à legislação que o rege, é possível praticá-lo e usufruir de todos os seus benefícios.
O instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, que possui um estande de tiro no Estado de Brasília, é treinador de Renan Bolsonaro que, ao final do curso, obterá o registro de armas de fogo, além do certificado de caçador, atirador e colecionador, o CAC. Se, assim como ele, você também quer se tornar um atirador, então confira as razões para isso nos tópicos a seguir.
Atirar é uma forma de terapia
A primeira vantagem de fazer aulas de tiro, segundo o atirador Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, está no fato de que atirar pode ser uma forma de terapia. Isso porque, ao praticar esse esporte, o atirador é capaz de extravasar e liberar diversas emoções através do tiro, afinal de contas, com a semana conturbada e estressante pela qual passa grande parte dos brasileiros, sentimentos como tensão ou nervosismo são difíceis de serem evitados, não é mesmo?
Claro que é completamente errôneo imaginar que a prática desse esporte pode substituir a terapia, uma vez que essa trata-se de uma ciência que trabalha de outras maneiras para ajudar no bem estar emocional das pessoas. No entanto, a prática de tiro pode contribuir para um forte desenvolvimento emocional, visto que para realizá-lo são necessários diversos preparos.
Atirar te ajuda a proteger a si e a quem você ama
Além disso, o instrutor de tiro comenta, ainda, que, sem dúvidas, praticar esse esporte também nos ajuda na autodefesa e na proteção de quem nós amamos. Afinal de contas, como explica Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, embora seja um esporte que pode ser praticado como um hobbie, é indubitável que saber atirar pode livrar uma pessoa de crimes como roubo, abuso e afins.
Mas, lembre-se de que a cautela também é super importante. Isto é, se você já sabe atirar ou quer aprender, é essencial que entenda que para usar dessa prática de outra forma que não a esportiva, você deve ter responsabilidade social e emocional, visto que armas matam se usadas sem necessidade ou de forma passional. Portanto, assim como sugere Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, todo cuidado é pouco.
Atirar é um esporte
Por fim, como mencionado anteriormente, atirar é um esporte. Logo, se você é entusiasta desse universo e sempre teve vontade de praticar um esporte com a sua cara, talvez as aulas de instrução de tiro sejam para você! No entanto, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que para praticá-lo, você precisa atender a alguns requisitos, como resistência física, concentração, preparo psicológico e diversos outros, assim como estar preparado para desenvolver essas habilidades também.